05/19/2014

Rendimento até 30% superior graças ao novo software.

   

Com seu software de aplicação WAS 2 (WEISS Application Software 2), apresentado na Motek, a WEISS, especialista em automação e mesas de indexagem, prossegue sua estratégia coerente de desenvolvimento na área da mecatrônica: o software permite a integração simples e o uso intuitivo de sistemas completos multieixo. Através de uma interface de usuário simples e elegante é possível controlar qualquer número de unidades do programa de componentes da WEISS. Todas as combinações de sistema são possíveis sem quaisquer problemas – mesas de indexagem elétricas ou servomecânicas com unidades lineares ou circulares acionadas diretamente.

Conceito operacional intuitivo da WEISS: a interface elegante do aplicativo WAS 2 está disponível como programa Windows ou via interface web também para dispositivos móveis.

 
O segredo do sucesso está na interconectividade dos componentes. Em vez do tradicional protocolo "handshake" (aperto de mão) através do CLP de nível superior, os vários módulos agora se comunicam diretamente uns com os outros. Assim se economiza tempo de processamento valioso e a frequência de ciclo de todo o sistema aumenta consideravelmente. É realista pensar em uma economia de tempo de até 30% no caso de aplicações de alta velocidade – o que pode ser reconhecido na saída.

A nova plataforma de controle oferece também benefícios tangíveis, mesmo que apenas algumas unidades estejam integradas em um projeto de sistema. Por exemplo, em aplicações de rotação e inclinação. Onde anteriormente era utilizada apenas uma mesa de indexagem com contra-apoio, podem agora ser operadas duas mesas ao mesmo tempo. O cliente se beneficia do dobro da potência de acionamento.

Os engenheiros da WEISS dedicaram especial atenção ao tema do design da interface de software. Seja via programa Windows, através de um navegador da web, seja em dispositivos móveis, a interface é tão simples e intuitiva que o comissionamento não requer conhecimentos profundos dos dispositivos de controle. Até mesmo as empresas de fabricação de instalações de processo sem uma equipe própria de especialistas em software são capazes de configurar os módulos de forma independente.

Outras vantagens são as inúmeras funções de monitoramento e diagnóstico, bem como a proteção dinâmica contra colisão. Um monitoramento permanente da posição de todas as unidades do sistema garante que o risco de acidente durante a operação seja praticamente excluído. Adicionalmente, temos o apoio dos inúmeros canais de fieldbus e Ethernet.

Em relação ao tema da energia: o aplicativo WAS 2 permite uma análise precisa da energia, dado que o consumo é medido e armazenado minuto a minuto. Para medidas suplementares de otimização do consumo de energia encontra-se à disposição um banco de dados válido. Até mesmo uma realimentação de energia está prevista com fonte de alimentação ativa: como resultado, são possíveis economias de até 50%.

O WAS 2 é a evolução natural do WEISS Application Software lançado em 2005, comprovado em inúmeras utilizações ao redor do globo. O teste prático foi concluído com êxito. Com o WAS 2, a WEISS oferece uma nova edição revolucionária, que é única na indústria.


Files:
1409_was2_u_09.jpg10.4 K